quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

30 de Janeiro - Dia da Saudade


“Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.”

"Há momentos na vida em que sentimos tanto
  a falta de alguém que o que mais queremos
  é tirar esta pessoa de nossos sonhos
  e abraçá-la.”

(Clarice Lispector)

domingo, 27 de janeiro de 2013


Cirurgia de lipoaspiração?

Pelo amor de Deus, eu não quero usar nada nem ninguém, nem falar do que não sei, nem procurar culpados, nem acusar ou apontar pessoas, mas ninguém está percebendo que toda essa busca insana pela estética ideal é muito menos lipo-as e muito mais piração?

Uma coisa é a saúde e outra é obsessão. O mundo pirou, enlouqueceu. Hoje, Deus é a autoimagem. Religião é a dieta. Fé, só na estética. Ritual é a malhação.

Amor é cafona, sinceridade é careta, pudor é ridículo e sentimento é bobagem.

Gordura é pecado mortal. Ruga é contravenção. Roubar pode, envelhecer não. Estria é caso de policia. Celulite é falta de educação e Filho da Puta bem sucedido é exemplo de sucesso.

A máxima moderna é uma só: pagando bem, que mal tem?

A sociedade consumidora, a que tem dinheiro, a que produz, não pensa em mais nada além da imagem, imagem, imagem, imagem, estática, medidas, beleza. Nada mais importa. Não importam os sentimentos, não importa a cultura, a sabedoria, o relacionamento, a amizade, a ajuda, nada mais importa.

Não importa o outro, o coletivo. Jovens não têm mais fé, nem idealismo, nem posição política. Adultos perdem o senso em busca da juventude fabricada.

Ok, eu também quero me sentir bem, quero caber na roupas, quero ficar legal, quero caminhar, correr, viver muito, ter uma aparência legal mas...

Uma sociedade de adolescentes anoréxicas e bulimicas, de jovens lipoaspirados, turbinados, aos vinte anos não é natural. Não é, não pode ser.

Que as pessoas discutam o assunto. Que alguém acorde. Que o mundo mude.

Que eu me acalme. Que o amor sobreviva.

“CUIDE BEM DO SEU AMOR, SEJA ELE QUEM FOR.”

Herbert Vianna
Cantor e Compositor
"Saudade tem rosto, nome e sobrenome.

Saudade tem cheiro, tem gosto.

Saudade é a vontade que não passa.

É a ausência que incomoda.

Saudade é a prova de que tudo valeu a pena..."

(Lu Oliveira)

sábado, 26 de janeiro de 2013


‎"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV.

 Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. 

Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. 

Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. 

Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. 

Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. 

Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Aprendi a confiar no movimento das coisas... porque tudo acontece certo.

O vento não muda sua direção por acaso, há o que chegar e o que partir... O que colher e o que arrancar... Se foi afastado era porque não servia mais, não era mais o momento, não era mais para estar no seu caminho.
Estamos em constante evolução e buscamos lugares e pessoas afins, com a mesma vibração... E, mesmo que não busquemos isso, a separação está sendo feita, e não adianta forçar relações com elos de correntes e presentes, as verdadeiras relações são unidas por laços de amor e respeito. Então, sutilmente vamos nos agrupando, reagrupando, mudando valores, gostos, repensando conceitos e buscando viver de forma mais natural possível, com consciência e verdade.

As relações devem ser firmes e de amor, assim serão livres e estarão sempre ali.

[O ciúmes é insegurança, o medo é falta de fé.
Possessividade não é companheirismo e indiferença não é amor.
Há que se querer o bem, de fato. Onde não há querer não há mais nada. Sem bases sólidas nenhuma relação vai pra frente - é empurrada - e tudo que é empurrado uma hora cai. ]

O vento não muda sua direção por acaso...
Quem te traz meias verdades sem se certificar, inquieta tua alma e não acalenta depois teu coração não é teu amigo. Quem não vibra com você não estará por muito tempo do seu lado... A vida trás pra perto quem contigo quer semear, colher, compartilhar... Há que se chorar junto, temer, querer proteger, abraçar forte.
Isso tudo vem de dentro, sem esforço quando se está na mesma sintonia.
Quem quer agradar por agradar, querer ser o que não é, comprar os outros com presentes - e favores - só está perto pra curingar.

[Sorrisos amarelos e olhos baixos, junto com a indiferença ficarão de lado. O vento leva...]

Não é preciso estar perto para estar junto, mas é preciso estar dentro, estar no coração... E neste, só cabe luz.

(Carolina Salcides)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


"Nós nos sentimos bem em meio à natureza porque ela não nos julga."

(Nietzsche - Nietzsche para Estressados)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


"Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo.

Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância.

Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade.

Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo.

Precisa-se de um amigo para se parar de chorar.

Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas.

Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive."

(Vinícius de Moraes)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

"Não saber explicar o que se sente por quem você quer a todo momento, é amar."

(Fernando Pessoa)


"Desculpem eu ser eu.
Quero ficar só! Grita a alma do tímido que só se liberta na solidão.
Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas”

(Clarice Lispector)


Timidez


Pessoas que, apesar de quietas, são capazes de atos ousados. Extravagâncias cometidas pelo mais tímido dos homens. O “palhaço” que disfarça e despista o que lhe perguntam com piadas. A moça que treme diante do professor.

Até o mais falante de todos já perdeu oportunidades. Deixou escapar por entre os dedos, por falta de coragem. Assim fomos ou seremos todos, em alguma situação ou momento específicos - em grau moderado - afetados pela timidez. Observando de perto, ela funciona como proteção e adaptabilidade. Em determinadas ocasiões, é conveniente ponderar o que vamos falar, por exemplo. Sinal de cautela. Controle dos impulsos.

Há sim, vantagens em ser introvertido. Há pessoas que se sentem mais confortáveis vivendo com poucos estímulos, entre amigos escolhidos. Há um lugar para os quietos, que olham mais pra dentro, são bons observadores, meticulosos, preferem ouvir. Não se consideram prejudicados. São capazes de trabalhar e organizar o dia a dia respeitando seu modo de ser.
Mas há casos onde notamos prejuízos. Por vezes, incapacitantes.


Como se comporta quem tem fobia social
A fobia social é caracterizada por um medo persistente de críticas ou rejeição pelos outros. As pessoas com fobias sociais temem que possam se comportar de uma maneira que seria embaraçosa ou humilhante.
Ao mesmo tempo em que estão fazendo algo, ficam muito preocupadas com o que os outros pensam sobre elas, o que as deixam ansiosas. A ansiedade crescente as impede de ter uma concentração maior sobre seus atos, o que aumenta a probabilidade de erros. Um ciclo vicioso se instala.
Geralmente são pessoas perfeccionistas, que tendem a definir para si metas inatingíveis. Sentem que nunca poderão cometer um erro na frente dos outros.

É comum que essas pessoas imaginem situações onde serão desaprovadas com muito mais frequência do que seriam, de fato. Caso sejam criticadas, tendem a supor que não suportariam. Evitam contatos sociais, portanto, não podem testar a veracidade de suas crenças. Quanto menos expostas, menos aprendem a lidar com as situações cotidianas, confirmando a crença de que não são capazes.

A preocupação por antecipação com as situações onde estarão sob olhar dos outros, desperta a ansiedade antecipatória, que as impede de escrever ou assinar em público, dirigir, estacionar um carro enquanto  observadas, cantar ou tocar um instrumento musical, comer ou beber, usar banheiros públicos, entre outros.

Os indivíduos com fobia social geralmente não conseguem dizer não a um vendedor insistente. Compram o que não precisam para se livrar da situação. Os namoros muitas vezes são aceitos por conveniência e não por desejo verdadeiro. Frequentemente tem uma autoestima baixa.


Sintomas
Notam-se sintomas como: sudorese, sensação de nó na garganta, dificuldade para falar, mal-estar abdominal, tonturas, falta de ar, vontade de sair do local onde estão o quanto antes.

Tratamento

O tratamento deve combinar acompanhamento psiquiátrico e terapia comportamental, onde serão estabelecidos objetivos, como: treino de habilidades sociais; desenvolvimento de um repertório amplo e variado de comportamentos que facilitem relaciona-se com os outros; reestruturação e questionamento de pensamentos negativos que mantêm crenças disfuncionais, por exemplo: não posso errar, caso eu erre não serei aceito; desenvolvimento de tolerância a silêncios e possíveis frustrações; exposição a situações temidas de forma gradual e frequente; análise funcional de cada caso, uma vez que as histórias são únicas e exigem atenção individual.

O melhor de tudo isso é que há o que ser feito para pessoas que, por um motivo ou outro, sofrem com o aprisionamento em si mesmas.

Há muito que se temer, genuinamente e nós, racionais, sabemos disso. Mas também há medos desnecessários que aparecem e vale a pena superar. É seguro que o mais importante é eliminar o medo de deixar que os outros conheçam nossa autenticidade.


(Silvia Maria de Carvalho - psicóloga clínica e analista do comportamento)

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Quero ser o teu amigo.
Nem demais e nem de menos.
Nem tão longe e nem tão perto.
Na medida mais precisa que eu puder.
Mas amar-te sem medida e ficar na tua vida,
Da maneira mais discreta que eu souber.
Sem tirar-te a liberdade, sem jamais te sufocar.
Sem forçar tua vontade.
Sem falar, quando for hora de calar.
E sem calar, quando for hora de falar.
Nem ausente, nem presente por demais.
Simplesmente, calmamente, ser-te paz.

Fernando Pessoa

"Eu quero apenas um vento forte, 
Levar meu barco no rumo norte
 ... 
Eu quero crer na paz do futuro, 
Eu quero ter um quintal sem muro 
Quero meu filho pisando firme, 
Cantando alto, sorrindo livre...”

(Roberto Carlos)

sábado, 5 de janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Esperança


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

(Mario Quintana)
"Duas são as feras que em nós produzem mais danos:

uma cruel e selvagem, a inveja;

outra, mansa e doméstica, a adulação."

(Juan Luis Vives)