Novo Horizonte é um município brasileiro do estado de São Paulo.
A cidade tem uma população de 36.593 habitantes (IBGE/2010) e uma área de 931,7 km².
O cidadão Joaquim Ricardo da Silva, tendo feito uma promessa a São José, resolveu erigir uma Igreja em homenagem ao santo de sua devoção, iniciando a construção em 1895. Para o sucesso da empreitada, os senhores Antonio Cardoso de Moraes, Joaquim Vaz Floriano, Joaquim Portes da Silva e Maria Pinto Cardoso, doaram 30 alqueires de terra que desta forma faziam nascer o Patrimônio de São José da Trindade que, em 1896, passou a chamar São José da Estiva, nome recebido por influência da Fazenda Estiva.
Em 1897, aqui chegou o senhor José dos Santos Fonseca, que comprara terras na região do Rio Morto e achando a florescente povoação semelhante à cidade de Belo Horizonte, participou sua opinião com a Comissão Fundadora, composta por José Carvalho Leme, Pedro Alves do Vale, Irineu da Silva, Joaquim Pinto Cardoso e José Antonio de Lima, e batizou-a com o nome de NOVO HORIZONTE.
Nos fortes solavancos da vida formou-se a cerca de 400Km da capital paulista a cidade de Novo Horizonte. Uma cidade, típica do interior, com características fortes e marcantes, cuja economia é voltada principalmente para as atividades agrícolas e pecuárias.
(fonte: Wikipédia)